No período de férias é comum as viagens e muitas vezes passamos horas dentro de carro, avião ou ônibus. Com isso, deixamos de perceber os longos períodos que ficamos sentados e com pouca mobilidade, causando o aumento do risco de desenvolvimento da trombose venosa. As maiores chances dela se desenvolver são em viagens com duração maior que 8 a 10 horas.
A pouca mobilidade em qualquer situação pode ser um fator de risco para a trombose venosa profunda e consequentemente colaborar para uma embolia pulmonar. Esse risco também se eleva seguido de outros fatores como: obesidade, uso de anticoncepcionais, histórico de tromboses prévias, estado de pós-operatório, gestação, entre outros, esse risco se eleva ainda mais.
Para melhorar e evitar qualquer risco de trombose, separamos 5 sugestões de cuidados. Veja abaixo:
👉 ️ Beba bastante água e evite bebidas alcoólicas.
👉 ️ Movimente-se! Levante-se de hora em hora, caminhe dentro do avião, desça do ônibus em todas as paradas, pare mais vezes com o carro e faça uma pequena caminhada.
👉 ️ Faça exercícios com os pés, como movimentos de flexão e extensão colocando o pé pra cima e para baixo.
👉 ️ Evite usar sedativos para dormir durante a viagem. Dormir a viagem toda irá inviabilizar todas as orientações anteriores.
👉 ️ Use meia elástica (após indicação de um especialista vascular).
Caso você possua trombose e precise viajar. É importante ter uma orientação médica para que se possa avaliar a necessidade de medicamentos anticoagulantes para prevenção.